Cesariana

Cesariana


A cesariana é uma cirurgia moderna, segura, que salva muitas vidas diariamente pelo mundo, porém ela não deve ser feita sem indicação clínica verdadeira.

Infelizmente essa não é a realidade do nosso país, onde 70% das mulheres iniciam o pré-natal querendo um parto normal*, mas ao final da gestação esse número se inverte e poucas conseguem parir, se for na rede de saúde suplementar então é quase impossível conseguir uma parto normal.

Nós também acreditamos na autonomia da mulher sobre seu corpo, portanto se for uma escolha real e informada da mulher pela cesariana ela deve ser atendida.

Mas porque frisamos a escolha real e informada?

Porque a realidade é que as mulheres são induzidas a acreditarem que a cirurgia é equivalente ao parto, mas essa não é a verdade.

Nós perdemos muito com uma cirurgia cesariana, perdemos os hormônios do parto, principalmente a ocitocina, que inundam mãe e bebê proporcionando a “hora de ouro”, que favorece a descida do colostro e facilita a amamentação, a possibilidade de corte tardio do cordão, entre várias outros benefícios do parto normal, e só deve ser indicada com necessidade real.

Por isso que o trabalho da doula é tão importante no cenário obstétrico atual, são elas que vão fazer o caminho junto a gestante para que a cirurgia seja indicada de forma segura e necessária.

*De acordo com a Pesquisa “Nascer no Brasil” da Fundação Fio Cruz