Adoules

Bem vin@s!

A Associação de Doulas do Espírito Santo – ADOULES foi fundada em 14 de abril de 2018 com o compromisso de institucionalizar as lutas e conquistas das doulas em nosso Estado. Materializar a ADOULES é um sonho antigo de muitas de nós, que lutam no cenário obstétrico capixaba por reconhecimento de nossa profissão como integrante da equipe multidisciplinar de atendimento à gestação, parto e puerpério e também na luta contra a violência obstétrica.


As finalidades da Associação são:
I) Erradicar a violência obstétrica;

II) Promover a defesa e proteção de direitos sociais, coletivos, difusos e individuais homogêneos, na sua acepção mais ampla, tanto nas relações jurídicas como nas sociais de qualquer espécie, buscando sempre o combate ao abuso, às ilegalidades e às improbidades administrativas que oprimam as mulheres.

IV) Estimular parcerias e o diálogo local entre a comunidade e as instituições, contribuindo para unir de forma solidária os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades que visem aos interesses defendidos pelo estatuto.

V) patrocinar e representar extrajudicial e judicialmente (ativa e passivamente) os interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos de suas associadas.

VI) Ajuizar ações que visem defender os direitos e interesses de suas associadas, podendo ainda propor ações populares, ações civis públicas ou outras espécies de ações lesivas aos direitos e garantias fundamentais consagrados na Constituição Federal.

VII) Promover o empoderamento feminino através de atividades em grupo que forneçam informação baseada em evidências científicas bem como os direitos das mulheres quando na gestação, parto e puerpério.

VIII) Garantir a inserção das Doulas nos serviços de saúde de atendimento a gestante, parto, puerpério e ao recém-nascido.

IX) Promover a capacitação de Doulas e educadoras perinatais através de cursos educativos.

X) Realizar grupos de apoio à gestação, parto, puerpério e maternidade ativa.

XI) Comemorar anualmente o Dia Nacional da Doula (18 de dezembro).